quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Rede de Contatos na Nova Igreja




por Alex Hershey

Antes de eu plantar uma igreja, eu pensava que você só tinha que se sentar em uma cafeteria e esperar que as pessoas se achegassem até você e dissessem: “eu preciso de Jesus”, e então elas seriam batizadas. Mas rapidamente eu percebi que se eu sentasse em uma cafeteria todos os dias, as pessoas iam apenas pensar que eu estava desempregado ou que era um designer gráfico.
Muitas vezes a necessidade de conhecermos novas pessoas surge pra nós, isso ocorreu quando estávamos na escola ou em um novo local de trabalho. Apesar de termos conhecido novas pessoas ao longo de toda nossa vida, conhecer novas pessoas é ainda uma das tarefas mais intimidantes que existe. Pode ser difícil e de alguma forma, nos obrigar a sermos pessoas que nós nunca fomos. Plantar uma igreja exige que você seja parte da vizinhança e da comunidade, constantemente encontrando-se com novas pessoas. A grande questão é descobrir como fazermos isso de uma forma em que não seja difícil para nós ou que não nos faça parecer estranhos.
Então, quando eu comecei a plantar uma igreja eu também iniciei uma jornada sobre como aprender a fazer novos relacionamentos.
Fazer novos contatos - network - é a arte de encontrar novas pessoas que possam conhecer quem você é e que percebam que você se importa com a vida da comunidade. Não é apenas sobre conhecer novas pessoas para convidá-las à igreja. Muitas vezes isso acontece, mas, em geral, você conhece pessoas que já estão conectadas a uma igreja ou que não tem desejo de pertencer a uma igreja, especialmente a sua. Quando eu comecei a fazer a rede de relacionamentos eu me senti grandemente desencorajado, porque tive a sensação de que todo mundo já estava indo à igreja e ficava imaginando qual era a necessidade de eu ficar lá tentando conhecê-las. Foi quando eu percebi que fazer uma rede de relacionamentos não tem apenas a ver com o convite, mas também em expandir o conhecimento sobre quem você é e que você se importa com a comunidade, com isso, eu acabei me apaixonando por fazer novos relacionamentos, e mais importante, por aquelas pessoas.
Frequentemente eu digo que algumas das pessoas que são os meus melhores apoiadores, que convidam e recomendam a igreja a outras pessoas, nunca estiveram, e talvez nunca estarão lá. Mas desde que nos conectamos com nossa comunidade e formamos um grupo de amizades na qual existe confiança mútua, estas pessoas falarão para seus clientes, empregados e amigos para irem à igreja e verem se lá fará bem a elas.
O que eu tenho aprendido na plantação é que ela tem tudo a ver com conhecer novas pessoas e realmente as amar da forma como elas são. Conhecer pessoas da nossa comunidade, desde o diretor do hospital aos pequenos comerciantes, fará com que seus pés estejam às portas de alguém que Deus tem a intenção que você compartilhe sobre o amor e a graça de Jesus.
Fazer novos relacionamentos torna a comunidade o seu gabinete.
Comece por meio de ligações, e-mails, ou simplesmente pare no escritório de alguém e se apresente como o pastor de uma nova igreja na cidade. Pergunte sobre coisas simples como: “qual é sua parte favorita nesta cidade?” e “onde você vê que existem necessidades a serem atendidas?”
Com que você inicia? Os diretores das escolas tem contato com muitas pessoas da comunidade. A Câmara dos Dirigentes Logistas pode lhe informar quem são as pessoas ativas na comunidade. Todas as pessoas que foram eleitas estão sempre a procura de algo para fazer, então eles poderiam muito bem se encontrar com você.
Uma vez que você se encontrar com estas pessoas, vai ser como uma bola de neve, rapidamente mais e mais pessoas saberão quem você é. Em algumas semanas você comparecerá a reuniões públicas e em outras fará contato com pessoas que podem não ser muito simpáticas pelo Facebook. Mas não pare de estar na vizinhança andando na comunidade.
Todas as semanas você vai aprender mais sobre as pessoas que Deus está lhe chamando a servir e a compartilhar o amor e a graça de Cristo.
Enquanto conhece as pessoas você ficará impressionado com quem serão as pessoas que Deus vai colocar em seu caminho, e de como eles serão parte integrante da formação da nova igreja e celebrarão com você a nova vida em Cristo.
Os melhores lugares que eu achei para começar encontrar pessoas:
·         Câmera dos Dirigentes Logistas
·         Reuniões dos Conselhos Municipais
·         ONGs
·         Escolas (eventos esportivos, reuniões de conselho, etc)
·         Supermercados
·         Praças esportivas (futebol, basquete, etc)
Não tenha medo de olhar para as pessoas e convidá-las. Lembre-se: as pessoas estão apenas a um convite de terem suas vidas transformadas por Jesus.

Alex Hershey é pastor do The Branches, uma igreja plantada em Plainfield, Indiana – EUA. Ele é casado com Krista e eles têm 3 filhos: Elliott, Audrey e Elsie. Alex é pastor da Igreja Metodista Unida.
Tradução e Adaptação: Lucas Andrade Ribeiro
Extraído: http://churchplantercollective.seedbed.com/2015/09/09/networking-new-church/

Nenhum comentário:

Postar um comentário